MrJazsohanisharma
Imagem1565

Em João Pessoa: Motoristas ficam confusos com novo trânsito na Lagoa

Anel interno foi interditado definitivamente no sábado (23).
Mudança facilita fluxo de transportes coletivos, defende Semob.


[caption id="" align="alignnone" width="620"]Novas plataformas de ônibus no anel externo da lagoa do Parque Solon de Lucena (Foto: Diogo Almeida/G1) Novas paradas da lagoa (Foto: Diogo Almeida / G1)[/caption]

 



Os motoristas e pedestres que passaram pelo novo trecho do anel externo da lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, no início da manhã desta segunda-feira (25) ficaram confusos com a mudança no trânsito. O anel interno do parque foi interditado definitivamente no sábado (23). Por volta das 9h (horário local) desta segunda, primeiro dia útil depois da mudança e com uma maior movimentação de veículos do que no final de semana, o trânsito no final da avenida Getúlio Vargas apresentou um leve congestionamento e agentes de trânsito orientavam os motoristas que passavam pelo local.
César Lucena é motorista de um ônibus cuja linha passa pelas novas plataformas do anel externo. Ele explica que só ficou sabendo nesta segunda-feira qual seria a nova parada de ônibus, entre as cinco instaladas no local.
“Foi complicado, porque foi apenas na primeira corrida que eu soube que agora tinha uma faixa exclusiva pra ônibus no final da Getúlio Vargas e tambem qual a plataforma que eu devia parar. Muitos colegas também reclamaram da mesma coisa e eu acho que isso deve estar causando esse pequeno congestionamento. Mas é só questão de tempo pra todo mundo acostumar”, disse César.

A estudante Milena Sales, de 23 anos, também comentou sobre a confusão inicial.
"Toda alteração no trânsito causa esses transtornos no início, porque a gente que já está acostumado como era antes e fica meio perdido. Achei que ficou melhor esse novo acesso por fora da lagoa, o que não gostei muito foi o retorno da Getúlio Vargas, porque quem vem de lá agora tem que dar a volta na Lagoa toda para poder retornar por ela”, explicou Milena.



Anel interno da lagoa foi interditado definitivamente (Foto: Diogo Almeida/G1)


As novas vias do anel externo fazem parte do projeto de revitalização do parque. De acordo com o andamento da reforma no local, foram instaladas quatro faixas para o tráfego, sendo duas destinadas apenas aos ônibus de transporte público. Conforme o projeto da nova Lagoa, em nenhum momento os ônibus e carros se encontram, no trecho que compreende a avenida Getúlio Vargas até a Miguel Couto. O superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, explica que a mudança facilita o fluxo para os transportes coletivos da capital paraibana por isolá-los de outros tipos de veículos.
“Desde a [avenida] Getúlio Vargas, o trânsito está separado por um canteiro, onde há duas faixas para ônibus e duas para carros. Agora os ônibus vão utilizar duas plataformas para circular pelo anel externo. Dois pontos de ônibus em uma plataforma e outros dois em outra”, explica Batinga.

O anel interno da Lagoa será apenas um parque, prevendo desta forma o fim do trânsito na parte interna. A assessoria de imprensa da Semob explicou que o órgão prevê um retorno na avenida Getúlio Vargas, após o canteiro central da via ser aberto no trecho da continuação da avenida Princesa Isabel.


Trecho final da avenida Getúlio Vargas apresentou congestionamento no início da manhã (Foto: Diogo Almeida/G1)


Nas plataformas de ônibus, as opiniões são divergentes. Algumas pessoas acreditam que a mudança foi para melhor, como é o caso da aposentada Maria de Lourdes.
“Aqui do jeito que está ficou mais seguro do que como era antes. Está mais organizado e as paradas ficam próximas umas das outras e perto do comércio que tem do outro lado da rua. Me sinto mais segura assim, apesar de estar um pouco perdida sobre onde pegar meu ônibus”, comentou Maria.

No local, agentes da Semob estão distribuindo panfletos informativos com um mapa do local e a identificação de onde ficam as paradas de cada ônibus.

Quem também aguardava o ônibus era o professor Ayrton Lopes, de 33 anos. Ele disse que não gostou da mudança.
“Achava melhor como era antes. Ali no trecho antigo tinha mais sombra por causa das árvores e também dava pra gente comprar comida nas barraquinhas. Aqui em cima não tem isso, mas temos que nos adaptar”, disse Ayrton.

Semob divulgou mapa com principais mudanças no trânsito na Lagoa, em João Pessoa (Foto: Reprodução/ Semob )

(Foto: Reprodução/ Semob )

Com informações: G1 PB

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Notícia anterior Próxima Notícia