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MERCADO: Volkswagen aposta em motor dianteiro para 2020

Com motor dianteiro, ônibus Volkswagen 22.280 é a aposta da marca para rodar nos corredores das grandes  cidades e rivalizar com os articulados


Volksbus/divulgação 




O ônibus Volkswagen 22.280 é a nova aposta da empresa no Brasil para 2020. 

Com 15 metros de comprimento, o modelo é uma alternativa aos ônibus articulados. Na prática, a novidade pode transportar até 42 passageiros sentados e 72 em pé, além de um cadeirante. São 10 passageiros a menos que a capacidade dos articulados, que têm 18 metros. As vendas começam no primeiro semestre de 2020.

O modelo pode rodar nos corredores das grandes cidades, onde é permitida a circulação de ônibus com motor na dianteira. Ou seja: o ônibus Volkswagen 22.280 atende mais passageiros que os convencionais. E pode operar em locais em que não há necessidade dos articulados.

“Ele é menor, mas acaba tendo capacidade muito próxima”, diz o gerente-executivo de operações comerciais e pedidos especiais de ônibus da VWCO, Jorge Carrer. De acordo com ele, articulação tira espaço que seria para os passageiros.


Ônibus Volkswagen tem dois eixos direcionais

Volksbus/Divulgação

O novo chassi é também uma alternativa aos veículos articulados que operam linhas com baixa utilização ou que andam carregados apenas nos horários de pico.
O novo ônibus Volkswagen 22.280 virá de fábrica com tração 6×2. Um dos diferenciais é justamente o terceiro eixo na dianteira.
Os dois eixos dianteiros são direcionais. Trata-se de uma novidade no mercado brasileiro.
Por causa do menor arrasto, essa solução se traduz em melhor raio de giro. Também aumenta a facilidade de manobras.


Suspensão a ar

Outro destaque do Volkswagen 22.280 é a suspensão a ar de série. O motor é o MAN D08, que tem sistema EGR. Esse seis-cilindros em linha turbodiesel gera potência de 280 cv e torque de 107 mkgf. O câmbio é manual de seis velocidades da ZF.

No novo ônibus Volkswagen o motor está posicionado na dianteira. Essa configuração facilita a manutenção. Além disso, o sistema de arrefecimento é simplificado, graças às entradas de ar localizadas na parte dianteira.
O novo Volkswagen 22.280 chega para disputar compradores com modelos como o B270 F, da Volvo. O rival da marca sueca também tem motor na dianteira. Trata-se do MWM de seis-cilindros em linha com 270 cv de potência e 98 mkgf de torque.

O chassi da Volvo tem 11,2 metros de comprimento e vem de fábrica na configurado 4×2. A marca oferece kit de terceiro eixo, sendo o último direcional, para ser implementado por terceiros.

Volksbus/ Divulgação 
Com informações: Estradão 

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