Planejamento operacional consiste em interdições estratégicas para determinados eventos, assim como trabalhos de canalização de via
Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de táxi e mototáxi nas proximidades dos eventos. - Foto: Isaías Silva Medeiros Martins |
O planejamento operacional para o Carnaval de Campina Grande, durante o feriadão, consiste em interdições estratégicas para determinados eventos. A cidade recebe eventos religiosos até terça-feira (25), durante o Carnaval da Paz.
Serão realizadas interdições diurnas e noturnas que contemplarão eventos realizados no Parque do Povo e Açude Velho, apoio logístico com pontos base no Sesc Centro, Spazzio, Colégio da Prata, Garden Hotel, além de equipes de rondas para apoio aos demais eventos e mapeamento do trânsito no restante da cidade, monitorando o respeito às regras de circulação, parada, estacionamento e interdição de vias, objetivando proporcionar aos foliões segurança, acesso às calçadas e raios de visão de cruzamentos.
A Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP) colocará a estrutura de fiscalização, com apoio da coordenação de trânsito, no suporte aos eventos realizados na cidade, a exemplo do Encontro da Nova Consciência; Crescer; A Palavra Revelada; Movimento de Integração Espírita Paraibano (MIEP); Encontro para a Consciência Cristã; Encontro Católico Renascer – Comunidade Shalom; e o Encontro Católico Alegrai-vos – da Comunidade Obra Nova do Coração de Maria, dentre outros.
Bloco Jacaré do Açude Velho
Com a saída do Bloco Jacaré do Açude Velho, na terça (25), a partir das 16h, nas proximidades do Açude Velho, será desenvolvida a ação de interdição de área de concentração, desvio de fluxo veicular, além do acompanhamento com batedores e interdições temporárias de vias.
Transporte público
A divisão de transportes tem a função principal de fiscalizar o cumprimento da oferta do serviço de táxis, mototáxis e ônibus à população. Além dos fiscais de transportes, também haverá apoio de agentes de trânsito à disposição para auxiliar nessa fiscalização.
Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de táxi e mototáxi nas proximidades dos eventos, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos ao transporte público.
Transporte coletivo
Durante o carnaval as linhas de transporte coletivo funcionarão em caráter especial, atendendo até aproximadamente as 23h45, quando partirão do Terminal de Integração para as principais linhas da cidade, com horários extras. Até terça (25), o esquema recebe apoio da Polícia Militar.
Com relação aos sistemas de táxi e mototáxi, a população contará com pontos extras na Rua Sebastião Donato, atendendo até o fim dos eventos. Para o evento Crescer, que será realizado no Spazzio, haverá ônibus extras, principalmente nos horários que antecedem a entrada e o encerramento, sempre com partida ou chegada no terminal de integração, assim também para o 45º Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep), que tem serviço especial de transporte coletivo direto para o Garden Hotel.
Durante todos os dias do período de carnaval será disponibilizada uma estrutura interna na STTP, com central de rádio, central de monitoramento e telefone para informações adicionais ao público, através do 3341-1517, ou no site www.sttpcg.com.br.
Zona Azul Social
Para quem vai de carro para os eventos religiosos durante o Carnaval de Campina Grande, 520 vagas de estacionamento estarão disponíveis através da Zona Azul Social no entorno do Parque do Povo. O valor do cartão será de R$ 5.
Assim como acontece durante o São João, as ruas de estacionamento no Parque do Povo (Zona Azul Social) são as seguintes:
Avenida Floriano Peixoto (ao lado Câmara Municipal), Rua Santa Clara, Rua Rodrigues Alves (próximo ao Açude Novo), Rua Nilo Gomes, Rua José do Patrocínio, Rua João Moura, Rua Major Belmiro, Rua Frei Caneca, Rua Otacílio de Albuquerque, Rua Desembargador Trindade, Rua Solon de Lucena, Rua Tiradentes, Rua Treze de Maio. Para as vagas de idosos e deficientes, serão usadas as ruas João Moura, Tiradentes, Sebastião Donato e Frei Caneca.
Das 520 vagas para estacionamento de carros, pelo menos 26 serão destinadas para idosos e 10 para deficientes. Além disso, essas vagas para idosos e deficientes vão ficar nas ruas mais próximas às entradas do Parque do Povo.