Imagem1565

Em São Paulo: Mercedes-Benz apresenta nova linha de produção de ônibus para o Brasil

Mercedes-Benz divulgou hoje de manhã nova linha 4.0 de produção de ônibus no Brasil.


Tempo de produção caiu seguindo MBB

O processo de montagem é em “Y”, ou seja, com duas entradas diferentes, uma para a linha O500 (de motor traseiro) e outra para a linha LO (micros) e OF (mídis e convencionais de motor dianteiro)
A Mercedes-Benz apresentou na manhã desta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, uma nova linha de chassis de ônibus pelo conceito de indústria 4.0.
A montadora completa 64 anos de atuação no Brasil nesta segunda-feira e diz ter investido R$ 107 milhões para o que considera nova fábrica de ônibus na planta de São Bernardo do Campo. O projeto começou em 2015.
A Mercedes-Benz diz ainda que a nova linha, dividida entre rodoviários e urbanos, está ao menos 20% mais eficiente do ponto de vista logístico. O tempo de produção de um ônibus caiu 12% e o tempo de entrega de cada peça está 40% menor, pelo fato de os armazéns estarem dentro da fábrica e pelo controle maior dos processos.
A estimativa é que em algum momento, após a pandemia de Covid-19, já que as peças e insumos estão mais caros, a indústria 4.0 pode reduzir o preço dos ônibus e caminhões.
O diretor de ônibus da Mercedes-Benz, Sérgio Magalhães, afirmou em apresentação virtual à imprensa especializada, como o Diário do Transporte, que a linha foi concebida inicialmente em 3D.
O diretor industrial da Mercedes, Ricardo Boccioardi, disse que a linha de produção é em “Y”, ou seja, com duas entradas diferentes, uma para a linha O500 (de motor traseiro) e outra para a linha LO (micros) e OF (mídis e convencionais de motor dianteiro).
Ambas se encontram para a finalização.
Segundo os técnicos, na apresentação, a nova linha tem controle de todas as etapas de produção “on line”, inclusive por tabletes e celulares, e conta com carrinhos automatizados modernizados (AGVs) que levam as partes dos chassis para cada parte da produção.
O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, disse que em breve, os compradores de ônibus poderão acompanhar individualmente a produção de seu veículo encomendado.
São duas mil variantes de ônibus de diferentes configurações tanto para modelos urbanos e rodoviários, fazendo com que toda a concepção da nova linha fosse pensada na flexibilidade, segundo a fabricante.
É a primeira linha de produção de ônibus 4.0 do Brasil e a primeira do Grupo Daimler em todo o mundo.
A fábrica já está pronta para fabricar ônibus de novas tecnologias que devem ser apresentadas em breve, inclusive para menores emissões.
Com informações: Diário de Transporte(Adamo Bazani).

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Notícia anterior Próxima Notícia