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No BRASIL: Buser agora "vende passagens de ônibus no segmento rodoviário"

Lançado em 2017, o Buser é um serviço de transportes que oferece a venda de passagens no sistema chamado fretamento coletivo.

 

Foto: Buser / Divulgação
Foto: Divulgação


 

Sendo conhecido como o "Uber do ônibus", o aplicativo promete economias de até 60% graças ao seu modelo de negócios baseado em demanda.

 

Assim como o próprio Uber, o Buser acabou enfrentando resistência das empresas de ônibus rodoviários, com um pedido de suspensão rendo sido enviado ao Ministério Público. A ação acabou sendo concluída em favor do app de viagens, que vem cada vez mais ganhando recursos e oferecendo promoções de baixíssimo custo.


Hoje, a empresa anunciou que irá expandir seus negócios nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais para começar a oferecer serviços de empresas de ônibus que atendem rotas rodoviárias, com a chegada do Buser Passagens.


Agindo como uma espécie de marketplace, o novo serviço já conta com parcerias com companhias pequenas como Viação São Luiz e Viação Esmeralda, mas segue sem acordo com empresas como Gontijo, Cometa, Catarinense e outras.


No momento, as seguintes rotas já integram a novidade:

 

  • ·        Bauru – Campinas – São Paulo – Santo André
  • ·        Betim – Belo Horizonte – Brasília
  • ·        Brasília – Goiânia – São José do Rio Preto – Araçatuba
  • ·        Brasília – Taguatinga – Rio Verde – Campo Grande
  • ·        Cuiabá – Campo Grande – Araçatuba
  • ·        Goiânia – Campo Grande
  • ·        São Paulo – Barretos – Olímpia
  • ·        São Paulo – Ribeirão Preto
  • ·        São Paulo – São José do Rio Preto
  • ·        São Paulo – Uberaba – Uberlândia

Durante o comunicado, o CEO e cofundador da Buser, Marcelo Abritta, citou a comparação da plataforma com o Uber, afirmando que com a chegada do Buser Passagens o serviço passa a ficar mais parecido com o 99, que mescla carros do aplicativo com táxis. 

“Agora a Buser passa a oferecer esses dois tipos de serviço, assim como faz a 99”, disse o empresário.

 

O Buser tem planos de ampliar o número de estados atendidos pela novidade ainda no primeiro trimestre de 2021, e almeja trazer futuramente recursos oferecidos por companhias de transporte rodoviário tradicionais, incluindo monitoramento de velocidade em tempo real e sensor de fadiga para alertar a empresa sobre o estado do motorista. 


A empresa destaca que, ao comprar passagens rodoviárias via Buser, o usuário terá acesso aos recursos que já são oferecidos pela plataforma, como suporte 24 horas via chat e alterações ou cancelamentos de viagens sem custo.

Para uma etapa futura, o plano é fazer os veículos das empresas rodoviárias cadastradas na plataforma contarem com os recursos de segurança que já existem na frota operada por companhias de fretamento, como monitoramento de velocidade em tempo real e sensor de fadiga, que alerta a central da Buser se o motorista de um ônibus apresentar sinais de cansaço.

É inegável que a iniciativa é interessante, mas não dá para garantir que o marketplace, por si só, irá pôr fim à briga entre Buser e viações tradicionais. Pelo menos por ora, a Buser Passagens só conta com adesão de empresas relativamente pequenas, como Viação São Luiz e Viação Esmeralda. 

 

Com informações: Buser / Emerson Alecrim / Tecnoblog

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