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Especial: BRT em Belém-PA completam 10 anos.

Atualmente, a linha circular possue 43 paradas entre o trecho que vai de Icoaraci a São Brás.


Foto: Agência Pará




As obras do Bus Rapid Transit (BTR) Belém completam 10 anos no próximo dia 16 de janeiro. Iniciado em 2012, na gestão do então prefeito belenense Duciomar Costa, o projeto pretendia beneficiar 600 mil usuários de transporte público da capital paraense. Após uma década de obras, o BRT Belém possui 20 quilômetros de extensão e 43 paradas, incluindo três terminais, do percurso que vai de Icoaraci a São Brás. Ao todo, foram investidos R$ 430 milhões, com recursos do PAC 2 - Mobilidade Urbana e da Prefeitura de Belém.

Confira alguns dos principais acontecimentos registrados nesse período:

  • 01/2012 - Início das obras do Bus Rapid Transit (BRT) Belém;
  • 01/2012- Instalação da primeira estação do BRT, localizada na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Travessa Perebebuí;
  • 06/2013 - Retomada das obras a partir do Entroncamento;
  • 01/2014 - Inauguração do Complexo do Entroncamento e instalação das linhas de ônibus expresso;
  • 06/2016 - Entrega do primeiro trecho do BRT na av. Augusto Montenegro, trecho que passa pelo terminal Mangueirão e as estações Marambaia, Marinha e Centenário;
  • 07/2016 - Início da “Fase Experimental” oferecendo a população viagens gratuitas em ônibus articulados com o intuito de apresentar o funcionamento do novo sistema de transporte;
  • 09/2018 - Finalização do segundo trecho entre o Terminal Tapanã e as estações Bengui, Morada do Sol e Sideral e inauguração do Elevado Engenheiro José Augusto Affonso;
  • 08/2019 - Inauguração do terceiro trecho com a entrega de cinco estações e Terminal Maracacuera;
  • 09/2019 - Entrega de novos ônibus padrão e articulados;
  • 01/2020 - Lançamento de edital de licitação do sistema de transporte público de Belém sendo um dos lotes contendo toda a estrutura do Sistema BRT;
  • 03/2021 - Aumento da frota de ônibus do Sistema BRT devido à pandemia.
  • 11/2021 - Implantação do programa Integra Belém que conecta linhas alimentadoras ao BRT, através dos terminais Maracacuera, Mangueirão e São Brás.

No sistema troncal do BRT Belém quando completo teria três grandes terminais de integração com acesso a linhas alimentadoras,linhas integradoras e linhas semi-expressas.

Terminal do Mangueirão - localizado em frente ao Estádio Olímpico do Pará, para atender bairros próximos. É o primeiro terminal a ser entregue com previsão de termino completo das obras para o segundo semestre de 2016, e utilizado pela população para a fase experimental do BRT no mês de Julho.

Terminal do Tapanã - Dos três terminais de integração,esse será o único que ficará localizado no meio da Rodoviária Augusto Montenegro , no cruzamento com as Rodovia Mário Covas e Rodovia do Tapanã,este terminal está projetado para atender bairros e conjuntos como Tapanã, Cordeiro, Satélite,Tapajós,Maguari,Tenoné entre outros. Sua construção começou no início de 2017 e terminou em outubro de 2018.

Terminal de Icoaraci - Este é o último terminal da linha troncal do BRT Belém e atende os bairros e conjuntos da Maracacuera,Campina,Paracuri I e II,Cohab além de integração fluvial via portos como Ilha de Cotijuba, e Ilha de Caratateua.Começou a operar em Outubro de 2019, e passou a se o ponto final de linhas do distrito de Outeiro que iam em direção ao centro da cidade, essas linhas passaram a ser linhas alimentadoras.

Estação São Bras - é uma grande Estação na área da Praça da Leitura no bairro de São Brás,esta estação serve como ponto final dos ônibus articulados do BRT enquanto não sai o projeto do BRT-Centro Belém.Sendo este o ponto final os ônibus irão a partir dali fazer a viagem de volta ao terminal do mangueirão,a estação servirá futuramente também como integração entre linhas alimentadoras,a Estação possuí duas estruturas sendo uma para desembarque no início da Av.Governador José Malcher e a maior estrutura que compreende inteiramente a Av.Almirante Barroso em frente ao Terminal Rodoviário.



Com Informações:  O Liberal

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