EM PARCERIA COM A KINTO PORTUGAL, A NOBINA, EMPRESA COM BASE NA SUÉCIA, ADQUIRIU O PRIMEIRO ÔNIBUS A HIDROGÉNIO, PRODUZIDO PELA CAETANOBUS, EM RENTING.
Foto: Kinto Portugal
Portugal vai entregar ônibus movido a hidrogénio aos países nórdicos. Os ônibus são feitos pela CaetanoBus e a venda é em feita em regime de aluguel operacional (renting), através da Kinto Portugal, empresa de mobilidade do Grupo Toyota.
O primeiro autocarro a hidrogénio entregue em regime de renting (full service lease) pela Kinto Portugal é recebido este mês pela Nobina, a maior operadora de transporte público dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia).
A Empresa Nobina transporta diariamente cerca de um milhão de pessoas, desempenhando um papel importante na descarbonização de transportes públicos, na medida em que aposta fortemente em transportes livres de combustíveis fosseis.
Em 2020, a percentagem de ônibus integralmente elétricos operados pela Nobina era de 82%, sendo o propósito chegar a 100%.
Ainda em outubro de 2021, a Nobina ampliou o sua operação, tendo recebido a “luz verde” para operar e desenvolver o transporte público em Huddinge-Botkyrka-Söderort e em Nacka-Värmdö. Os contratos incluem essencialmente ônibus elétricos, sendo a primeira vez que ônibus elétricos serão introduzidos em grande escala na área de Estocolmo. Os dois contratos ganhos pela Nobina são válidos por dez anos e preveem que a empresa comece a operar em abril de 2023.
Os contratos incluem a entrada em serviço de cerca de 530 autocarros no início, grande parte dos quais elétricos. Em ambos os contratos, “bus” elétricos serão adicionados durante o período do contrato: cerca de mais 40 autocarros elétricos no contrato Huddinge-Botkyrka-Söderort e cerca de mais 70 “bus” elétricos no contrato Nacka-Värmdö.
Características do autocarro a hidrogénio português
O novo ônibus movido a hidrogénio com emissão zero é um ônibus padrão de piso baixo de 12 metros de comprimento com uma carroceria de alumínio leve de três portas.O veículo está equipado com fuel cell Toyota com potência nominal de 60 kW, bateria de íons de lítio LTO com capacidade de 44 kWh e motor Siemens com potência de 180 kW.
Com Informações: Motor24s
Tags:
Especial de Domingo
Internacional
Mercado
Notícias
Ônibus Internacionais
Portugal
Suécia
Sustentabilidade e Tecnologia